trabalhar como designer gráfico
Se você gosta de desenhar, ou de fazer montagens e memes, já é um ótimo começo!
A profissão de Design Gráfico é bem vasta, e vou te falar algumas das principais coisas que você pode aprender e se especializar numa faculdade com esse curso:
desenho
Hoje na era digital, não basta ser um bom desenhista, você vai precisar aprender a desenhar no computador.
Com ajuda de tablets e mesas gráficas fica um pouco mais fácil. Daí você pode aproveitar esse dom para trabalhar com:
- Ilustração para vídeos em Motion Design;
- Personagens e mascotes para marcas;
- Logotipos artísticos;
- Capas de livros e CD’s;
- Ilustração de HQ’s, livros e mangás;
- Concept character para Games e animações 3D.
E se fugir da curva você pode virar um reconhecido tatuador.
produto
Do it yourself é com você né? Que tal aproveitar esse dom para trabalhar com Designer de Mobilia e Produto? Você aprende a projetar E construir depois. É bem legal.
impressos
O mais popular do Design Gráfico é o que desenvolve materiais impressos e digitais de comunicação. Banners, logos, cartões de visitas, tem muuuuita coisa que da pra fazer. Se você curte trabalhar com os softwares, segue essa linha para se encontrar :
Diagramador
Se você adora a Arte da diagramação, procure se especializar no indesign para trabalhar com
- livros
- revistas
- jornais
- ebooks
Editor de imagem
O mais requisitado entre os amigos para passar aquele “photoshop” nas fotos. Você aprende a fazer uma boa edição de fotografia e imagens, montagens e até umas peças gráficas.
Criação
Nem sei como nomear a categoria que engloba a criação de quase tudo que se entende por Design Gráfico. É o famoso cara da gráfica que vai fazer uma bela arte pro seu Cartão de Visitas, com direito a logotipo personalizado, panfleto, folder, pasta e até a arte para postar nas redes sociais.
(basicamente quase tudo o que fazemos por aqui)
audiovisual
Aos Youtubers interessados, em cursos de Design Gráfico você também tem uma boa noção de fotografia, filmagem e edição de vídeo, somados com criação de arte gráfica para seu banner e thumbnail.
Brincadeiras à parte, aprender a manusear uma câmera, salvar e editar o conteúdo depois é bem comum nos cursos. Se você é um aspirante a produtor, só vai!
web e marketing
A profissão mais requisitada nos ultimos anos: o webdesigner que faça sua empresa ter mais clientes e vender mais. Hoje em dia não basta só entender de construir um site, você tem que saber como trazer resultados para seu cliente. Por isso minha dica é se especializar nas duas coisas, já que é pra ser “O Cara”, né?
Então, pra te ajudar ainda mais, ta aqui a receita do bolo:
- Aprenda HTML;
- PHP ou algum CMS que te dê ferramentas prontas de conversão, como formulários de contato;
- Google Analytics e Adwords.
Com isso já da pra fazer uns bons freelas.
extra
É bem difícil decidir por onde seguir nessa vasta área onde além do que eu te escrevi aqui ainda tem mais um zilhão de possibilidades. Mas se você é da Comunicação e das Artes, seja muito bem vindo ao lado de cá!
Na época da escola eu adorava as aulas de artes, e não ligava muito para português. Hoje são o que eu mais uso como Designer. Interpretação de texto, combinação de cores, história da arte, são muito importantes para levar adiante com a profissão.
Caroline Rodrigues
Fundadora