skip to Main Content
Annie Spratt FbAnIjhrOL4 Unsplash (1)

meu negócio não cresce. o que fazer?

Pra começar, a primeira pergunta que você precisa se fazer, com toda sinceridade, meditação, reflexão do seu coração é: eu tenho coragem de crescer?

Crescer, ou evoluir, mudar de fase requer coragem.

Coragem para sair da zona de conforto, arriscar, investir, se dedicar, suar, enfrentar o mercado e a concorrência, errar e tentar de novo.

Passamos por tudo isso quando decidimos empreender, por isso é tão difícil aceitar que teremos que passar por algo parecido para crescer.

Pensa num jogo: você começa sem saber jogar, aprende algumas manhas e habilidades e fica bom. Com o tempo, nada mais consegue te derrotar porque você ficou forte dentro daquela fase. Mas agora, para passar pela próxima fase, você precisa enfrentar o Chefão. E olha só, o Chefão é você mesmo!

Você precisa enfrentar você mesmo. Se questionar sobre o que você quer, quais são suas forças e fraquezas e se aprimorar.

Isso quer dizer que você terá que sair da sua zona de conforto e enfrentar aquilo que esta além do seu domínio: se atualizar perante as tendências de mercado, isso provavelmente requer investir em cursos ou profissionais qualificados, melhorar processos, rever seu model canvas, reformular algumas coisas e começar a dar as caras na internet de forma estável.

– estar presente nas redes sociais deixou de ser um diferencial e virou requisito básico, mas não precisa pirar agora, depois falamos disso -.

Mas como vocês ja sabem, para ajudar você a começar de algum lugar (assim como eu faço), seguem alguns passos:

1. comece sua imersão

Juro que faz toda diferença você determinar um período para sua ascensão e se cercar de influências, referências, conteúdos, perfis sociais sobre o assunto. Nesse caso, procure se preparar para começar: termine seus livros atuais, dê uma pausa naquela série rapidinho, silencie alguns perfis ou redes sociais que te tomam muito tempo e concentração e bora lá, Daniel-san.

2. trace um objetivo

Para sair do lugar, você precisa saber onde você quer chegar, certo? Além de definir uma meta, uma linha de chegada, comece a desenhar um mapa de todos os “check points” que você precisa alcançar, por exemplo: pesquisar o mercado, criar uma conta no instagram, criar conteúdos, programar publicações, patrocinar posts, interagir com seguidores, ofertar meus serviços, e por fim (meta:) conquistar minha primeira venda na internet.

3. reveja seu canvas

É um passo básico só para saber se seu público mudou, se terá novas fontes de receita e despesas, etc.

4. siga contas inspiradoras

O instagram é um ótimo aliado, mas se você usa facebook, instagram, linkedin, pinterest, medium, como fonte de inspiração, a dica é: comece a seguir muitas contas de marketing digital, empreendedorismo e até concorrentes muito bons para você conseguir entender onde precisa melhorar comparado ao que está em alta (vendendo) no mercado.

5. prepare-se para investir $

Dificilmente conseguimos evoluir sozinhos. Quando fizer os passos acima provavelmente você terá algumas respostas, como precisar contratar novos profissionais para seu time, ou qualificar pessoas, e até contratar empresas especializadas para te ajudar aprimorar algumas coisas. Pesquise, e não tenha medo de sugerir parcerias!


E é isto. Esse é um bom começo para tirar algumas ideias do papel, mas lembre-se: geralmente há muito a ser feito, e nada como um checklist para te ajudar a se organizar e manter o foco.

Foto de Annie Spratt na Unsplash

carolrca

Desenvolvo Marcas, Identidade Visual e sites, sempre buscando uma experiência amigável para as pessoas ♡